Seminário das Gerações

A igreja está envelhecendo! O número de jovens que evadem das igrejas a cada ano é assustador. E o pior é que a maioria deles nasceu em berço cristão.
Muitas famílias cristãs que vieram para a América em busca de uma vida melhor, se viram impotentes para impedir que seus filhos fossem atraídos pelas ofertas do mundo.
Mais assustador ainda é constatar que é cada vez mais comum encontrarmos detentos com nomes bíblicos nas cadeias públicas do País. Moisés, Davi, Samuel, Abraão so alguns dos nomes recebidos de seus pais, porém substituídos por codinomes mais sugestivos no mundo do crime.
Até o mais importante evangelista do século XX não foi poupado de assistirà derrocada de seu filho, que deixou a igreja para experimentar os manjares deste mundo. Felizmente, Frank Graham, filho de Billy Graham, retornou ao caminho, tornando-se hoje no legítimo sucessor do legado de seu pai.
Enquanto são pequenos é fácil conduzi-los à igreja, mas quando chegam à adolescência, vêm os questionamentos, a rebeldia típica dessa fase, e o poder atrativo do mundo. De repente, os pais se sentem na ponta de um cabo de guerra. Os colegas, a cultura pop, e os hormônios estão na outra ponta, disputando a lealdade dos seus filhos. E à medida que perdem os jovens, as igrejas também perdem sua influência na sociedade.
Para impedir isso, muitas igrejas têm lançado mão de programas voltados para o público juvenil. Algumas igrejas chegam a se transformarem em verdadeiros clubes noturnos, oferecendo eventos dançantes, com música cristã contemporânea. Outras utilizam o pátio do templo para a prática de skate, bike, e outros esportes radicais.
Será que tais estratégias têm sido eficazes e suficientes? Será que bastaria mudar a estrutura do culto para atrair uma audiência mais jovem?
Por que nossos filhos se mostram tão apáticos com relação à nossa fé?
Parafraseando o bordão de um personagem cômico da TV: Onde foi que erramos?
Esse é apenas um lado da moeda.
E quanto ao convívio familiar?
Desde os fervescentes anos 50, o abismo entre as gerações parece ter aumentado significativamente.
Cada nova geração parece pretender romper com todos os valores e paradigmas da anterior.
O que parecia um movimento ingênuo no tempo da brilhantina, tomou proporções inimagináveis. 
O jovem de hoje pensa: - Ora, se meu pai pôde rebelar-se contra meu avô, por que eu não posso rebelar-me contra ele?
De repente, o pai que era considerado o super-herói do filho, passa a ser visto como vilão, ou quando não, um mero coadjuvante, ou pior, um figurante.
A comunicação entre pais e filhos tornou-se quase impossível. Cada geração elabora seu próprio dialeto.
É possível superar as diferenças? Como reconquistar nossos filhos? Como voltar a ser seu mentor? Ou ainda: como nos reaproximar de nossos pais, sem reavivar velhas questões?
Seria esse um fenômeno relativamente recente? Seria um sinal dos tempos? Como era nos tempos bíblicos?
Se amamos a nossos filhos, e nutrimos alguma esperança quanto ao futuro da humanidade, devemos lutar para que este abismo seja aterrado.
Com isto em vista, sentimo-nos desafiados a iniciar um seminário destinado exclusivamente a tratar dos conflitos entre gerações.
Muitas igrejas têm despendido tempo e recursos com seminários para família. Mas geralmente, a ênfase é sobre o casamento, ou mesmo, sobre a criação dos filhos.
No Seminário “Encontro de Gerações” tratamos exclusivamente do conflito geracional, que engloba tanto a relação entre pais e filhos, como também entre veteranos e recém-chegados, tanto no ministério, como na vida empresarial, social e cultural.
Um exemplo de conflito geracional é a transição de uma gestão pastoral à outra, principalmente quando se trata de um pastor ancião que passar o bastão a um mais jovem.
Assuntos como comunicação, honrar as gerações que nos precederam, preparar o caminho para as que nos sucederem, famílias e igrejas voltadas para o futuro, são alguns sobre os quais nos debruçamos neste seminário.
É gratificante ver pais e filhos se abraçarem, e com lágrimas pedirem perdão uns aos outros. Tenho tido a alegria de ver filhos de pastores retornarem para a igreja, e posteriormente, sucederem os pais. Sou filho e neto de pastores, e sei a pressão que é.
Esse seminário tem despertado o interesse de jovens, pais, anciãos e líderes.
Além de seminários, também temos realizado conferências para líderes e cruzadas. Em Abril de 2008 fizemos um Encontro de Gerações na Quinta da Boa Vista, principal parque público do Rio de Janeiro, que reuniu milhares de famílias.
Se desejar receber nossa equipe em sua igreja, contate-nos. Estamos passando uma breve temporada nos Estados Unidos, para atender igrejas brasileiras, hispânicas e americanas.
Desde 1991, já temos ministrado em muitas igrejas neste País. 
Algumas delas:
Brasileiras
Sara Nossa Terra – Hollywood (Miami)
1ª Batista Brasileira de Orlando – Pr. Jedaías
Presbiteriana Nova Esperança em Orlando – Pr. Wesley
Igreja Geração Eleita em New Jersey – Pr. 
Junior
Americanas
Zion Christian Center – Palm Bay 
Cathedral of Praise (Church of God) – Melbourne
Cathedral of Hope - Assembly of God – Tittusville
New Life Fellowship – Jacksonville
World Assembly – New Haven
St. John’s Abbey – Sanford
The Journey’s Church – Viera
The Journey’s Church – Cocoa Beach

Hispânicas
Nazareno de North - Miami
Trono de La Gracia - Deltona


Além de muitas outras igrejas na América Latina e na Europa.
Não cobramos nada para ministrar em sua igreja. Apenas pedimos para que se levante uma oferta para a manutenção do nosso ministério, e para o Projeto Social Tesouro Escondido, promovido por nosso ministério em várias comunidades carentes do Rio de Janeiro, e que tem abençoado milhares de vidas e famílias (www.projetotesouroescondido.blogspot.com). Além disso, disponibilizamos material literário de nossa autoria.
Também contamos com a ajuda da igreja para hospedagem (caso haja necessidade) e gastos de viagem (gasolina ou avião, quando necessário).
Nossa temporada nos Estados Unidos vai até início de Dezembro. Por isso, agende já um seminário em sua igreja.
Para maiores informações, contacte-nos pelos e-mail: pastorhermesfernandes@hotmail.com